Recantos Coloniais
O Roteiro Recantos Coloniais resume a forte tradição da colonização italiana e privilegia o turismo rural, compreendendo, também, o patrimônio histórico de Antônio prado. São várias propriedades que integram a rota, entre vinícolas, restaurantes e comércio.
Conheça!
O que encontrar
neste roteiro
Cantina Zulian
Venda e consumo dos produtos de fabricação própria como pães de forno a lenha, cucas, grostolis e doces que são servidos no café colonial.
Oferece passeio de tuque-tuque e piquenique com produtos coloniais.
Todos os dias 7h às 19h
Moinho Francescatto
O moinho foi construído na década de 30 por Beijamin Simioni, que desmanchou seu velho casarão de madeira e construiu um prédio com o mesmo material, na beira do Arroio Colombo, que mais tarde (1947) foi transformado em moinho pela família Francescatto.
O funcionamento do moinho baseia-se na força motriz da roda d’água, que impulsiona as engrenagens em madeira ligadas por correias, que em uma sincronia surpreendente resistem à ação do tempo e moem o milho transformando-o em farinha.
O diferencial do Moinho Francescatto, além da beleza arquitetônica, é que os visitantes podem observar a demonstração do seu funcionamento enquanto ouvem as histórias da simpática Dona Catarina, moradora do local. Ainda é possível levar consigo a farinha produzida durante a visita. Uma experiência única!
Estrada Municipal Caminhos da Imigração - Acesso para a Linha 21 de Abril, Antônio Prado-RS
IR COM MAPSMediante agendamento
Canto do Encantador
Neste espaço você poderá desfrutar das belezas naturais e da magia das variadas espécies de aves. O ambiente propicia a contemplação da paisagem e o prazer da degustação de frutas silvestres da estação.
Endereço: Linha Camargo, 1905
O que oferece: Visita as aves ornamentais e trilha de curto trajeto. Local belíssimo para passar horas contemplando a natureza.
De quarta à domingo, das 9h30min às 19h30min
Vinícola Zanella
A família Zanella tem suas origens na imigração italiana e sempre esteve próxima do cultivo das vinhas e do processo de elaboração dos vinhos. No ano de 2004 decidiu implementar a produção artesanal e fundou a Vinícola Zanella.
A Vinícola é uma empresa familiar que tem por objetivo a elaboração de vinhos diferenciados e originais. Os produtos são desenvolvidos sob o conceito de "terroir" da região de Antônio Prado, local de transição entre a Serra Gaúcha e novo mundo dos Vinhos de Altitude. As principais características da Vinícola Zanella são os vinhedos próprios, cultivados em pequenas parcelas, distribuídas de acordo com a adaptação de cada tipo de uva.
Settimana in Cantina ( Semana na Cantina)
Tão importante quanto apreciar os aromas e sabores do vinho para um enófilo, é entender os longos processos que os vinhos percorrem até chegar às suas taças.
Pensando nisso, a Vinícola Zanella desenvolveu uma atividade pioneira na região, a Settimana in Cantina. No período da safra, enólogos e enófilos de qualquer região do país, podem encontrar-se na vinícola para uma semana de aprendizagem e muito trabalho. Podem acompanhar de perto a rotina de uma vinícola "colocando a mão-na-massa" desde a colheita até o engarrafamento. Os enólogos da vinícola elaboram atividades teóricas e práticas, para que juntos possam compartilhar seus conhecimentos.
Finais de semana e feriado indica-se agendamento prévio.
Visitação: Segunda à sexta: 9h às 12h e 13h às 17h
Doces Caseiros Dona Margarida
Fábrica de doces artesanais com mais de 50 anos de tradição, qualidade e sabor.
Produção de doces cristalizados e de leite, geleias e chimias.
Atendimento com reserva prévia, no mínimo 15 pessoas.
Ferraria Marsílio
A Ferraria Marsílio foi fundada pelo imigrante Ângelo Marsílio por volta de 1900. Seu Marsílio ensinou o ofício aos filhos, que repassaram aos netos. Até 1989 oferecia serviços de construção de carroças, arados e ferraduras; e de conserto do ferramental utilizado no trabalho nas colônias. Atualmente, o visitante pode observar a demonstração do uso da forja feita pelo sr. Luís Marsílio, que conta a história da família e de sua contribuição para o desenvolvimento do Município.
Ingresso: R$ 10,00 por pessoa.
Mediante agendamento
Área Central da Comunidade Linha 21 de abril
Atualmente a Linha 21 de Abril é um distrito de Antônio Prado, mas até os anos 80, a estrada que leva a Linha era a principal saída para quem quisesse ir em direção a Flores da Cunha e Caxias do Sul.
Durante este período o local tinha um grande número de empreendimentos, podendo ser considerado uma extensão do centro da cidade.
O passeio para conhecer o local, inicia pela Avenida dos Imigrantes, passando pela antiga estrada onde são contempladas lindas paisagens e na área central da comunidade pode-se fazer uma viagem ao tempo através da nostalgia dos antigos casarões.
O local é espaço de cinema! Diversas gravações de séries, filmes e comerciais rodaram nesta belíssima paisagem.
Dicas para visitar durante o passeio: Ferraria do Marsílio, Santuário da Madona de Monte Bérico e Armazém do Prado.
Algumas visitas devem ser previamente agendadas.
Santuário de Madona de Monte Bérico
A igreja localizada na linha 21 de Abril recebeu a primeira bênção em 12 de Fevereiro de 1896. O sino data de 1929 e pesa 90 quilos. O local abrigava a santa trazida da Itália pelos imigrantes e em 1996, ano de seu centenário, recebeu como doação do Conselho Administrativo da Basílica de Monte Bérico de Vicenza/Itália uma nova imagem da Madona, a pedido do Circulo Cultural Ítalo Brasileiro de Antônio Prado.
Restaurante Nostra Cantina
Cardápio à la carte típico italiano, venda e consumo de produtos coloniais e lanches, vinhos e sucos de uva, produtos naturais e linha sem açúcar.
Venha se deliciar com os lanches e pratos com todo o sabor da comida caseira italiana em um ambiente aconchegante e diferenciado.
*Almoço servido até às 13h30min*
Segunda a sábado 8h às 18h | Restaurante 11h às 14h30min
Orgânicos Pérola da Terra
A empresa Orgânicos Pérola da Terra já nasce com uma missão inovadora diante dos quadros desafiadores da realidade moderna, pois seu conceitos ultrapassam a mera visão comercial economicista, e situa-se num patamar de sustentabilidade tendo como horizonte a construção de um mundo novo e melhor, não somente pela ingestão de alimentos limpos, mas na busca por possibilidades de que cada atividade humana deva ter no seu horizonte a extrema dependência do ser com a sua “casa” (oikós- ecologia-meio ambiente), isto nos torna seres interdependentes, onde a dor do outro é minha própria dor, ou seja, nossa verdadeira alternativa é a busca por soluções coletivas nesta dependência que temos pela água, pelo ar, pelo solo. Enfim, a “casa” é comum, a terra é uma só, e precisamos dela para viver.
Num esforço que se junta aos demais a Orgânicos Pérola da Terra, faz a sua parte para que seja consolidado, dentro de sua ação, a parte que devidamente lhe toca.
É totalmente de base familiar, que nasce este novo empreendimento, onde cada produto elaborado tem em seu conceito uma nova possibilidade de ser uma afirmação possível dentro da área da alimentação, pois os produtos aqui apresentados devem conter uma tecnologia totalmente apropriada para o agricultor familiar, bem como atender as exigências legais e sanitárias e acima de tudo ser extremamente saboroso.
Hoje, com experiência de 20 anos na produção de alimentos orgânicos, cooperativismo e associativismo, produzimos de forma ecológica e sustentável.
Iniciou-se uma nova fase com um empreendimento familiar e privado, com linha de produtos de sucos, néctares e em breve molhos e doces.
Sugere-se agendamento prévio