Capacitação busca fomentar o Turismo Rural em Antônio Prado
Iniciativa da Prefeitura conta com a parceria do Sindipê e Senar
A Prefeitura de Antônio Prado por meio da Secretaria de Comércio e Turismo em parceria com o Sindicato Rural de Ipê, Antônio Prado e Campestre da Serra (Sindipê) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS) estão oferecendo o Programa Turismo Rural: Legislação e Gestão de Empreendimento. Ao todo, 17 pessoas estão participando do programa que tem duração aproximada de 1 ano e é composto por 9 módulos. São 3 encontros mensais em que os alunos têm aulas teóricas e práticas, com saídas de campo. A segunda etapa do programa ocorreu nos dias 18, 19 e 21 de setembro.
O público-alvo do programa são proprietários rurais que desejam empreender com foco no turismo. A carga horária do curso é de 220 horas, sendo gratuito aos alunos. O instrutor, bem como o material utilizado é oferecido pelo Senar, já a alimentação, espaço físico para as aulas teóricas e o deslocamento quando necessário, são custeados pela Secretaria de Comércio e Turismo.
No curso, os alunos conhecem o perfil do turista rural, aprendem a identificar as potencialidades, conhecem a legislação e como legalizar o empreendimento turístico rural, aprendem a fazer a gestão do negócio, e muito mais. O instrutor do Senar, Erich Ramm, busca capacitar aos alunos para empreender. “O turismo não pode ser amador, deve ser bem preparado, profissional”, avalia.
O instrutor vê com otimismo as propostas que estão sendo trabalhadas pelos alunos. “A partir do curso, acredito que teremos vários produtos turísticos novos, porque são várias propostas diferentes que estão surgindo”, afirma o instrutor, destacando que o grupo de alunos é animado, forte, inteligente e empreendedor.
A iniciativa visa qualificar quem deseja empreender em turismo rural e fomentar esse importante segmento no município. “Nosso interior tem um potencial imenso, com diversas possibilidades de criação de produtos turísticos. O programa vem para iniciar este processo de descobertas de potenciais com proprietários que já tem o interesse em investir no turismo”, explica Patrícia Schenkel, secretária de Comércio e Turismo.
Fonte: Mayara Farias – Ascom Turismo / Foto: Divulgação