Mais um importante passo no crescimento do turismo de Antônio Prado
Foi inaugurada a Casa Carissimi
No dia 26 de junho, foi inaugurada a Casa Carissimi, que recebe este nome em homenagem ao casal Olimpio Carissimi e Elisete Plachi Carissimi, que doaram a casa original de madeira.
A casa de madeira doada pelo casal foi transportada para o centro de eventos e lá reconstruída e ampliada com uma parte de alvenaria, projetada pelos técnicos da Secretaria de Planejamento.
O recurso utilizado para a reconstrução da casa de madeira e a construção da parte de alvenaria advém da Secretaria de Turismo.
O fomento ao turismo cultural é uma das metas deste governo. Assim, a Prefeitura Municipal, através da aprovação da Lei nº 3.381, de 01 de novembro de 2023, concedeu, pelo prazo de dez anos, o direito de uso do bem público à Associação Cultural e do Patrimônio Histórico e Imaterial Nostro Filó.
O imóvel, na forma como foi reconstruído e ampliado, garante a acessibilidade e a capacidade de atender a um maior número de pessoas simultaneamente, o que é uma garantia do crescimento deste atrativo.
A Casa Carissimi, patrimônio municipal, destina-se a atividades artísticas, culturais, educacionais, turísticas e sociais relacionadas ao fomento da tradição e cultura italiana.
Neste contexto, a Casa Carissimi desde já é um atrativo turístico que resgata as experiências mais marcantes vivenciadas pelos imigrantes italianos na serra gaúcha.
O Nostro Filó faz parte do acervo imaterial do município e está protegido por lei.
O turismo, através da tradição da cultura ítalo-brasileira transmitida aos novos descendentes, a participação da comunidade no resgate das antigas culturas, a transformação e revitalização dos costumes sem se perder no tempo, tem como foco a preocupação de mostrar ao turista que busca conhecer nosso município que nossa cultura é uma ferramenta de inclusão e melhoria da qualidade de vida.
Trazer o atrativo turístico Nostro Filó para o centro de eventos é revitalizar as tradições italianas, aumentar a participação de nossos jovens naquilo que faz de Antônio Prado a cidade mais italiana do Brasil.