Notícias

Monumento Leão de São Marcos recebe manutenção

24/05/2023

Monumento Leão de São Marcos recebe manutenção

Ação integra o cronograma de atividades da Secretaria de Comércio e Turismo

Monumento Leão de São Marcos recebe manutenção

O monumento do Leão de São Marcos, patrimônio histórico-cultural, símbolo que sintetiza o percurso da imigração e homenageia os antepassados, localizado na Praça Garibaldi no Centro Histórico de Antônio Prado, recebeu manutenção. A iniciativa foi da Prefeitura por meio da Secretaria de Comércio e Turismo.

A base do monumento estava sem algumas placas de mármore, que acabaram caindo devido a ação do tempo. Dessa forma, foi contratada uma empresa para colocar as peças que estavam faltando. Na oportunidade, foram trocados os refletores que iluminam o Leão de São Marcos, garantindo que a beleza do monumento também possa ser apreciada à noite.  

Conforme Patrícia Schenkel, Secretária de Comércio e Turismo, a iniciativa faz parte do cronograma de atividades de manutenção e embelezamento dos espaços públicos. “Estamos sempre trabalhando para tornar nosso Município melhor para quem mora aqui e mais atrativo aos turistas”, afirma a gestora, lembrando que recentemente o chafariz da praça foi reformado e as escadarias foram limpas.

 

Leão de São Marcos 

O projeto "Leoni Nelle Piazze”- Leões nas Praças foi desenvolvido pelo Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul, em parceria com entidades italianas do Brasil, contemplando cinco municípios: Antônio Prado, Flores da Cunha, Ilópolis, Santa Tereza e Sobradinho, no Rio Grande do Sul.

A iniciativa visa homenagear a presença dos descendentes Vênetos em cidades do Brasil.  O Leão de São Marcos é uma representação de um povo, de um território, de uma civilização histórica dos Vênetos; símbolo da paz, da convivência civil e das tradições cristãs, unindo cidades do Brasil e da Itália que possuem Gemellaggio - Tratado de Cidades Irmãs.

O monumento foi esculpido em Chiampo-Itlália, pelo escultor Enrico Pasquale.

 

Fonte/foto: Mayara Farias – Ascom Turismo

Outras Notícias