Notícias

Secretaria de Turismo lança Roteiros de Cicloturismo de Antônio Prado

18/04/2023

Secretaria de Turismo lança Roteiros de Cicloturismo de Antônio Prado

Iniciativa fomenta o Turismo de Aventura e Ecoturismo

Secretaria de Turismo lança Roteiros de Cicloturismo de Antônio Prado

O domingo (16) ficou marcado na história de Antônio Prado como um importante passo para o desenvolvimento do Turismo de Aventura e do Ecoturismo local. Na ocasião foi lançado os Roteiros Caminhos do Prado, que constitui em duas rotas permanentes de cicloturismo e caminhada, sendo uma para o lado leste e outra oeste do Município.

A solenidade de lançamento ocorreu, às 15h, no Espaço Cultura. A cerimônia contou com a presença da secretária de Comércio e Turismo, Patrícia Schenkel; prefeito de Antônio Prado, Roberto José Dalle Molle; o diretor do Setor de Segmentação da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Álvaro Luis de Melo; presidente do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, Hermes Fochesatto; presidente da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços, Agropecuária - CIC, Alexandre Franceschini; presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Cláucia Maschio; presidente da Unimed Nordeste, André Germano Leite; vereadores Giovani Fiorese e Maria Cecília Marin Zulian; gerente da Cooperativa de Crédito Sicredi Ibiraiaras, Jucilei Bernardi Hass; conselheiro da Sicredi Ibiraiaras, Elmir Toazza; representante do grupo gestor da Atuaserra, Tiago Pasa; proprietário da empresa Nomas, Luis Marcelo Rodrigues; imprensa; comunidade em geral.

Após a cerimônia de lançamento, os presentes puderam contemplar a apresentação da Orquestra de Cordas da Universidade de Caxias do Sul acompanhados dos solistas convidados Paola Delazzeri e Beto Träse, trazidos pela Unimed por meio do projeto Circuito Cultural. Logo após a Secretaria de Turismo apresentou a Banda Poetas e Boêmios, tornando a tarde inesquecível para quem prestigiou o evento.

Segundo a gestora Patrícia Schenkel, os roteiros valorizam o interior do Município e oportunizam a introdução do turismos criativo, ampliando negócios existentes, gerando novos empreendimentos, renda e emprego. “O sucesso depende de nós, de preservarmos os locais, nossa cultura, a infraestrutura instalada, pela forma correta de prestarmos informações e da nossa pró atividade em divulgarmos o que temos de melhor na Cidade mais Italiana do Brasil”, avalia a secretária.

De forma paralela ao evento de lançamento, na parte da manhã, um grupo de mais de 50 pessoas, com idades de 13 a 73 anos, de diversas cidades participaram da caminhada pelo interior, pelo trajeto da Rota 1 com 19,8km. Já no turno da tarde, aconteceu o 1º Pedal Trilhando Colônias promovido pelo Sicredi com apoio da Secretaria de Turismo e CIC Jovem. O 1º Pedal contou com um grupo de cerca de 50 ciclistas que percorreram a Rota 2 que possui 30km.

O projeto técnico da elaboração dos roteiros foi patrocinado pela Sicredi Ibiraiaras, por meio da agência de Antônio Prado.

Outras Notícias